Central de Atendimento 24h: 0800 000 0552 | Whatsapp: (44) 3123-0527 | Ouvidoria: (67) 2525-9506 atendimento 2ª a 6ª feira das 9h às 16h

SAÚDE BUCAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

A saúde bucal na primeira infância é fundamental para garantir o desenvolvimento adequado da criança, pois é nesta fase que ocorrem a formação dos dentes e a adaptação aos cuidados básicos de higiene bucal. Além disso, é durante a infância que são adquiridos os hábitos que serão levados para toda a vida, o que torna o cuidado com a saúde bucal ainda mais importante.

Cuidados básicos de higiene bucal na primeira infância

Os cuidados básicos de higiene bucal na primeira infância devem começar ainda na fase de aleitamento materno. A amamentação, além de ser importante para a nutrição do bebê, ajuda no desenvolvimento dos músculos da boca e na formação da arcada dentária.

A partir do surgimento dos primeiros dentinhos, que geralmente ocorre por volta dos 6 meses de idade, os cuidados com a higiene bucal devem ser intensificados. O uso de escova dental adequada à idade da criança, que deve ser trocada a cada três meses, e de pasta de dente com baixa concentração de flúor, são fundamentais para prevenir cáries e outros problemas.

Além disso, a limpeza da gengiva e da língua com gaze ou fralda umedecida após as refeições, o controle da quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos e a realização de consultas odontológicas regulares são importantes para garantir a saúde bucal da criança.

Principais problemas bucais infantis

Os principais problemas bucais na primeira infância são as cáries, as infecções, a má oclusão dentária e o bruxismo. As cáries, que podem surgir a partir do momento em que os primeiros dentes nascem, são causadas pelo acúmulo de bactérias na boca que se alimentam de açúcares presentes nos alimentos e liberam ácidos que corroem o esmalte dos dentes.

As infecções bucais podem ocorrer por diversos motivos, como a presença de cáries, traumas, inflamações ou lesões na gengiva, além de hábitos inadequados de higiene bucal.

A má oclusão dentária, que ocorre quando os dentes não se encaixam corretamente, pode ser causada por diversos fatores, como a genética, a falta de espaço na boca para os dentes ou hábitos inadequados, como o uso prolongado de chupetas e mamadeiras.

Já o bruxismo, que é caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes, é comum na primeira infância e pode estar associado a diversos fatores, como o estresse, a ansiedade e a má oclusão dentária.

Prevenção

A prevenção dos problemas bucais na primeira infância é fundamental para garantir a saúde bucal da criança. Para isso, é importante adotar hábitos saudáveis de higiene bucal, como a escovação dos dentes após as refeições, o uso de fio dental, a limpeza da língua e o controle da alimentação.

Além disso, é importante evitar hábitos prejudiciais, como o uso prolongado de chupetas e mamadeiras.

CASSEMS ODONTO, o plano odontológico que foi feito sob medida para você e sua família!
Mantenha seu sorriso saudável com o plano desenvolvido em parceria com a SUDA ODONTO.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Ligue: 0800 000 0552

Horário de atendimento adm.
Segunda à sexta-feira
das 08h às 18h