Central de Atendimento 24h: 0800 000 0552 | Whatsapp: (44) 3123-0527 | Ouvidoria: (67) 2525-9506 atendimento 2ª a 6ª feira das 9h às 16h

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO PARA UMA BOA SAÚDE BUCAL

Muitas vezes a alimentação é negligenciada como um fator importante para uma boa saúde bucal e prevenção de problemas bucais. O que você come pode ter um grande impacto na sua saúde bucal. Certos alimentos são mais propensos a causar cáries, manchas e outros problemas, enquanto outros podem ajudar a fortalecer e proteger seus dentes e gengivas.

Alimentos que devemos evitar

Alimentos açucarados, como doces, chocolates, bolos, biscoitos, sorvetes e refrigerantes, são os principais culpados quando se trata de cáries. As bactérias na boca se alimentam do açúcar e produzem ácido que pode corroer o esmalte dos dentes. Alimentos açucarados devem ser evitados ou consumidos com moderação. Se você decidir comer doces ou outras guloseimas açucaradas, tente fazer isso durante as refeições principais, quando a saliva é produzida em maior quantidade para ajudar a neutralizar o ácido.

Alimentos ricos em amido, como batatas fritas, pão branco, biscoitos salgados e massas, também podem ser um problema para a saúde bucal. O amido se transforma em açúcar na boca e pode causar cáries se não for removido corretamente com a escovação e o uso do fio dental.

Alimentos ácidos, como sucos cítricos, vinagre e refrigerantes, também podem ser prejudiciais para os dentes. Eles podem corroer o esmalte dental e tornar os dentes mais suscetíveis a cáries.

Alimentos mais adequados para uma boa saúde bucal

Alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo, iogurte e outros produtos lácteos, são excelentes para a saúde bucal. O cálcio ajuda a fortalecer os dentes e o esmalte dental, tornando-os mais resistentes a cáries.

Frutas e legumes são ótimos para a saúde bucal, pois contêm vitaminas e minerais essenciais. O ácido cítrico presente em frutas cítricas pode ser prejudicial aos dentes, mas o consumo moderado é aceitável. Frutas e legumes ricos em fibra, como maçãs, cenouras e aipo, são particularmente bons para a saúde bucal, pois ajudam a limpar os dentes e estimular a produção de saliva.

Água é a melhor bebida para a saúde bucal. Ela ajuda a manter a boca limpa e hidratada, ajudando a produzir saliva que é essencial para neutralizar os ácidos que causam cáries. Bebidas como chá e café, sem açúcar, também podem ser boas opções, pois contêm compostos que podem ajudar a prevenir a placa bacteriana e combater as bactérias que causam cáries.

Importante

Além de escolher os alimentos certos, existem outras coisas que você pode fazer para manter uma boa saúde bucal. É importante escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente e visitar regularmente o dentista para exames e limpezas

CASSEMS ODONTO, o plano odontológico que foi feito sob medida para você e sua família!
Mantenha seu sorriso saudável com o plano desenvolvido em parceria com a SUDA ODONTO.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Ligue: 0800 000 0552

Horário de atendimento adm.
Segunda à sexta-feira
das 08h às 18h