Central de Atendimento 24h: 0800 000 0552 | Whatsapp: (44) 3123-0527 | Ouvidoria: (67) 2525-9506 atendimento 2ª a 6ª feira das 9h às 16h

ALIMENTOS QUE CLAREIAM OS DENTES? OU QUE AJUDAM A MANTER A COR DOS DENTES?

Manter um sorriso mais branco e saudável nem sempre é fácil, certo? Mas você sabia que existem alimentos que clareiam os dentes ou ajudam a manter sua cor?

Sim, e você pode inclusive comer alguns deles no seu dia a dia sem nem saber.

Mas é claro que o clareamento dental deixa dúvidas.

Se você chegou até aqui querendo saber mais sobre como ter dentes mais brancos, continue a leitura desse conteúdo e veja alimentos que ajudam a clarear os dentes.

Mas como é isso de alimentos que ajudam a manter a cor dos dentes?

Clareamento dental e alimentação podem ser aliados quando o assunto é sorriso mais branco e saudável. Você sabia que alguns alimentos funcionam como amigos da cor do seus dentes?

Nenhum alimento substitui a higiene bucal, como a escovação e o uso de fio dental, porém alguns deles ajudam a minimizar pigmentos que aderiram ao esmalte de refeições anteriores.

Por isso, veja uma listinha com alguns desses alimentos tão amigos da sua saúde bucal:

Nem todo mundo sabe, mas há frutas que, por exemplo, podem, à medida que você come, ajudar a eliminar naturalmente restos de alimentos que mancham os dentes

Queijo

O queijo, em específico o queijo cheddar, pode aumentar a produção de saliva, proporcionando uma proteção extra ao esmalte dentário. Mas, tem um ponto aí: ele é um dos queijos de cor mais forte. Ou seja, consumo excessivo pode ter efeito contrário.

Queijos mais duros, como é o caso do parmesão, também podem auxiliar na regulação do pH da boca, além de eliminar restos de alimentos.

Brocólis

O brócolis tem em sua composição o ferro e o cálcio, que formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes.

Além disso, pelo fato de o brócolis ser um alimento crocante, quando você o come, ela ajuda a aumentar a salivação, o que pode ajudar na remoção de manchas.

Leite

O leite, assim como o queijo e outros alimentos derivados, tem em sua composição a caseína, proteína que pode auxiliar na reparação do esmalte dentário, uma primeira barreira de proteção para sorrisos mais brancos.

Esse alimento também auxilia no combate às bactérias e fortalecimento dentário.

Cenoura

A cenoura é um legume com vitamina A, que pode ajudar no cuidado do esmalte dentário.

Além disso, comer cenoura crua pode aumentar a salivação, colaborando para a remoção de manchas.

Abacaxi

No abacaxi, é possível encontrar uma enzima chamada bromelina, que atua como um removedor natural de manchas sem prejudicar o esmalte dos dentes.

Mas tem uma pegadinha: frutas ácidas, quando comidas em excesso, podem ajudar a aumentar o desgaste do esmalte. Por isso, é importante você falar sobre esses temas com o(a) dentista.

Maçã

A maçã é uma fruta rica em fibra e pode auxiliar na limpeza dentária a cada mordida, além de colaborar positivamente para o aumento da salivação.

Gengibre

O gengibre com suas propriedades anti-inflamatórias pode colaborar para a beleza e saúde bucal, mantendo os tecidos bucais saudáveis e, consequentemente, um sorriso em dia e mais branco.

Castanha do Pará

A castanha do Pará tem óleos em sua composição, que em contato com os dentes formam uma película protetora, o que pode ser um excelente aliado quando você consumir algum alimento muito pigmentado.

Mas, afinal, o efeito é de clareamento ou conservação do tom dos dentes?

Em geral, o efeito é de conservação do tom dos dentes, porém em alguns casos, dependendo da profundidade e da causa das manchas ou tonalidade mais escura, é possível transparecer um aspecto de dentes mais brancos.

Por exemplo, a bromelina do abacaxi pode atuar como um clareador natural, porém não conseguirá remover manchas escuras de hemorragias internas, por exemplo.

O que ela pode fazer é ajudar no branqueamento de dentes que tenham escurecido pelo consumo de alimentos muito pigmentados, como vinho.

E não se esqueça: visite regularmente o(a) dentista!

Quando o assunto é saúde bucal, a prevenção pode ser o segredo, portanto, visitar o(a) dentista é imprescindível.

Pense assim: diagnosticar que determinados hábitos têm colaborado para o amarelamento dos dentes pode ser o diferencial antes de iniciar tratamentos que demandam mais recursos financeiros, como é o caso de clareamento a laser.

Você também pode pedir uma indicação ao seu(sua) dentista de confiança, já que eles são profissionais treinados para entender suas necessidades específicas e recomendar a melhor pasta de dente para você.

Afinal, juntos eles removem até 15 anos de manchas nos dentes em poucas semanas. Enquanto a pasta de dente limpa todas as áreas da boca e clareia, a caneta clareadora ajuda ainda mais rápido no clareamento, agindo enquanto você dorme!

Não é incrível?

Dúvidas frequentes sobre alimentos que clareiam os dentes

Alimentos alcalinos clareiam os dentes?

Os alimentos alcalinos são apenas parte de uma dieta e rotina de cuidados bucais que garantem que seus dentes se mantenham saudáveis e com a coloração natural. Porém, não clareiam milagrosamente seus dentes, auxiliam no processo de limpeza dos dentes, no sentido de evitar que resíduos permaneçam nos dentes e depositem pigmentos permanentes.

É verdade que casca de banana clareia os dentes?

Boa pergunta: na verdade, essas práticas que você encontra na internet não são indicadas. O melhor sempre é consultar o(a) dentista antes de se automedicar ou improvisar com a sua saúde bucal.

Quais alimentos escurecem os dentes?

Alguns alimentos podem colaborar para o escurecimento dos dentes, como: café, refrigerante, vinhos, beterraba e açaí, dentre outros com pigmentos escuros.

 

Fonte: https://www.colgate.com.br/oral-health/teeth-whitening/how-to-get-whiter-teeth-with-the-right-foods

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Ligue: 0800 000 0552
(44) 3123-0527

Horário de atendimento adm.
Segunda à sexta-feira
das 08h às 18h

ENDEREÇO

CAMPO GRANDE - MS

Rua Brasil, 39 | Jardim dos Estados | CEP 79002-480

Responsável Técnico:

Daniel Borges Daniel CRO/MS 2126